Worshop do módulo Clarinete!

Desta vez veio o Antonio Valdeir Pereira de Fortaleza. No ano passado ele já fez o workshop do módulo de Saxofone conosco. Este ano ele estar fazendo o módulo de: Clarinete, Flauta-Transversal, Trompete, Trompa e Trombone. Temos certeza que teremos um novo técnico em manutenção de instrumentos de sopro em Fortaleza. Acompanhe alguns fotos do treinamento.

O téncico deve entender bem o mecaniso do instrumento.

Desmontangem e montando o técnico conhece cada vez melhor o instrumento.

As peças do instrumento devem ser bem guardadas.

O material didático do Atelier auxilia bem o técnico nesta fase.

Utilizamos diversos suportes para fixar com segurança o instrumento durante o processo do conserto.

Para fazer um polimento dos postes o instrumento deve estar num suporte.

Trabalhar com precisão é importante.

Limpar as peças é fundamental para um bom desempenho do mecanismo.

O Pad Cup Heater é um recurso maravilhoso para colar sapatilhas com muita precisão.

Adaptar a cortiça na junta do clarinete.

Sempre se orientando no nosso material didático.

O instrumento finalizado pelo Valdeir. Parabéns.

 

9 ideias sobre “Worshop do módulo Clarinete!

  1. Caro Jonathan….quando um instrumento de madeira apresenta vazamento, o Luthier verificar o estado das sapatilhas. Se elas ainda estão em boas condições, ele faz uma regulagem do mecanismo. Assim a chave volta na posição certo e veda. Se a sapatilha tem mais de dois anos, eu não faço regulagem. Neste caso o instrumento deve passar por uma reforma geral, com troca de sapatilhas, feltros e cortiças, alinhamento do mecanismo etc. Se o clarinete é de madeira, nessa reforma fazemos a hidratação da madeira também. Assim o instrumento volta ter ótimas condições de sonoridade e funcionalidade…qualquer dúvida entre em contato comigo.

    atenciosamente

    Stefan Siemons – Luthier

  2. Ola Stefan,

    Tenho muita vontade de fazer esse curso de luthieria. Sou saxofonista numa igreja evangélica e de vez enquando sou eu que “ajeito” uma mola fraca, a reposição de uma cortiça, entre outras coisinhas no meu sax e de uns amigos.

    A grande questao e que moro em Natal e nao tenho condicoes para chegar ate ai. Existe alguma forma que eu possa esta adquirindo esse conhecimento por algum material?

    Abraco.

  3. Olá Ricardo…sei que não é fácil de encontrar informações e capacitações na nossa área. Mas mesmo assim somente temos como oferecer treinamento aqui no nosso Atelier. Por isto inclusive recebemos muitos músicos e técnicos do Brasil todo, como por exemplo nessa semana um músico e novo técnico do Espírito Santo. Vale a pena. Talvez você consiga se organizar para fazer um workshop aqui em São Paulo conosco.

    abraços

    Stefan Siemons

  4. bom dia, tenho um clarinete de madeira, quero saber se os senhores fazer reformas, e como faço para enviar o instrumento para um orçamento.

  5. Olá!Amigo,no meu trompete tenho q abrir qse 2 dedos de largura na pompa de afinação,e com isso vaza um pouco,vc poderia me informar algum método simples q eliminaria esse vazamento?Por gentileza,responder no meu e-mail tbm
    Grato

  6. Boa noite! É possível adquirir somente o material didático? Sou de Minas Gerais e ainda estou sem tempo para viagem e realização destes cursos.

  7. Caro Diego…desculpa pela demora, mas o Blog estava fora do ar. Infelizmente não vendo somente o material, porque ele por se não é suficiente para adquirir o conhecimento em manutenção. Ele somente um apoio ao participante. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>