Palestra sobre manutenção de instrumentos de sopro no Atelier !

Aconteceu no sábado dia 02 de junho de 2012 um encontro com músicos da CCB aqui no Atelier. Convidamos músicos da maior orquestra do Brasil para participar de uma palestre do Mestre Stefan Siemons sobre a manutenção de instrumentos de sopro de metal e madeira. Foi um encontro maravilhoso com muitas trocas de informações. Acompanha alguns fotos do encontro.

Preparação da Oficina antes do encontro.

Mostramos todos os instrumentos de sopro de metal e madeiras.

Mostramos acessórios e equipamentos utilizados no processo de manutenção.

Explicamos aos músicos da diversas formas de customizar o seu instrumento.

Mostramos o processo de polimento num instrumento.

Utilizamos politrizes de alta e baixa rotação.

Nossa área de mecânica.

Podemos confeccionar qualquer peça que necessitamos para consertar um instrumento.

Apresentamos as ferramentas da oficina.

Mostramos da importância que as Assistências Técnicas devem ter muito cuidado com os instrumentos dos músicos.

Mostramos o desenho técnico de um Barítono com 5 rotores.

Apresentamos ferramentas somente para instrumentos de madeira.

Apresentamos diversos produtos para manutenção de instrumentos.

Gostamos muito a participação dos músicos que fizeram muitas perguntas.

Hora do café da tarde.

Agradecemos aos músicos da CCB pela presença.

Exposição de Trompas do fabricante Dieter Otto – Alemão

Aconteceu a exposição de trompas do fabricante alemão Dieter Otto no Brasil!

Em setembro de 2011 recebemos o fabricante alemão de trompas Dieter Otto aqui no Brasil. Dos dias 21 e 22 expomos na EMESP no centro de São Paulo e nos dias 23 e 24 expomos aqui no Atelier de Instrumentos de Sopro em Itapecerica da Serra. Convidamos trompistas  do Brasil todo para participar deste evento. Foram quatro dias onde os músicos tinham a oportunidade em conhecer o Martin Ecker (Proprietário da empresa Dieter Otto) como também conhecer os 4 modelos ( 201, 166, 180K, 185)que ele trouxe para o Brasil. Hoje podemos dizer que as trompas de Dieter Otto estão em todas as orquestras do mundo. Martin Ecker, luthier mestrado assumiu a empresa quando o Dieter Otto se aposentou. Ele já inovou muitas coisas nas trompas. O modelo 201 é completamente novo. Ele viaga pelo mundo todo para visitar os músicos e participar de eventos. Vendemos duas trompas e vamos continuar representando este fabricante aqui no Brasil. Os instrumentos vão continuar aqui conosco e os músicos interessados podem agendar a sua visitar para tocar esses instrumentos de altíssima qualidade. Venha se informa conosco sobre as trompas aqui no Atelier. Seria um prazer em receber os trompistas do Brasil aqui conosco.

 

  

Benjamin Becker (Dieter Otto), Stefan Siemons (Atelier de Instrumentos de Sopro) e Martin Ecker (Dieter Otto)Os musicos gostaram muito as trompas de Dieter Otto!

 

    

Até em dupla as trompas foram tocadas!

Os músicos conversaram muito entre se sobre os instrumentos!

Somtente tocando o músico pode ter uma noção da qualidade do instrumento !

Interresada na Trompa 180 K de Dieter Otto !

Samual Araújo (Atelier de Instrumentos de Sopro) e trompista a CCB testanto a Trompa 166 de Dieter Otto!

Musicos de todas as regiões vieram para testar as trompas!

Os mais novos até os mais velhos gostaram os instrumentos!

Como Luthier gosto quando o músico experimente um instrumento e faça uma avaliação netro. Muitas vezes as pessoas acreditam mais em que os outros falam ou preferem um certa marca sem conhecer outras ou sem saber porque essa marca é tão boa!

Martin Ecker no Atelier de Instrumentos de Sopro em Itapecerica da Serra!

Músicos da CCB tocando as trompas de Dieter Otto!

Trompistas da Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes tocando as trompas de Dieter Otto!

Visitamos o Marcus Bonna em Bragança Paulista. Ele fornece os bags para as trompas de Dieter Otto!

Os músicos gostaram o modelo 180 K de Dieter Otto!

Afinação e timbre dessas trompas impressionam !

Os instrumentos foram muito elogiados em diversos aspectos !

Os músicos gostaram "Made in Germany" !

Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes veio visitar no sábado o Atelier de Instrumentos de Sopro !

O Luthier Stefan Siemons mostrando para os músicos o Atelier de Instrumentos de Sopro!

O Luthier Stefan Siemons mostrando uma campana feito artesanalmente no Atelier !

Os músicos estavam extremamente interessados pelas explicações do nosso Luthier Stefan Siemons!

As trompas foram tocadas pro muitos trompistas nesses dias !

Nem sempre pode se tocar uma trompa tripla !

Os músicos da orquestra lotou o Atelier!

Os músicos tiraram sons fantásticos das trompas de Dieter Otto !

No sábado recebemos também o Técnico Argentino Marcelo Ludueña de Buenos Aires. Ele participou da exposição e também colocou mão na massa e consertou uma Tuba!

Em pé da esquerda para direita: Marcelo Ludueña (Técnico da Argentina), Samual Araújo (Técnico do Atelier), Stefan Siemons (Luthier), Martin Ecker (Luthier), Rodrigo Massayuki (RegenteOrquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes), na frente Patricio Andes Cosentino (Tubista da Orquestra Sinfôncia de Buenos Aires)

Os músicos estão continuando vindo para tocar as trompas de Dieter Otto. Não perca essa oportunidade. Agende sua vistia conosco!

Mais um músico satisfeito com as trompas de Dieter Otto.

Temos os modelos 201, 166 e 180 k aqui no Atelier. Agende sua visita ou combine conosco a nossa ida no ensaio da sua orquestra. Contato@luthiersiemons.com.br ou telefone: 011 4666-3970

Encontro de músicos e encarregados da Congregação no Atelier !

No sábado, dia 14 de maio, aconteceu um encontro com músicos e encarregados da Congregação Cristã do Brasil aqui no Atelier de Instrumentos de Sopro. Recebemos com muito prazer os participantes para promover um momento de encontro entre Luthier e Músico. Administramos uma palestre sobre manutenção de instrumentos de sopro, metais e de madeira. Propomos um momento de discussão sobre o assunto. Também oferecemos um belo coffee-break e sorteamos um Kit de limpeza para Tuba no valor de R$ 85,00 para um dos participantes. O músico Rogério ganhou o Kit e ficou muito satisfeito. Todos os participantes elogiavam a iniciativa do Atelier. Esperamos podermos propor mais encontros deste tipo. Se você faz parte de uma Orquestra, Banda, ou uma escola de música, ou uma ONG etc, e queira fazer um evento deste tipo, entre em contato conosco. Sempre é muito valido passar informações sobre a manutenção de instrumentos. Verifique as fotos do encontro!

Recebemos os participantes no nosso Show-Room. Começamos o encontro em mostrar o nosso espaço para os participantes.

Mostramos o ambiente onde polimos os instrumentos. Este trabalho é fundamental para qualquer acabamento que se pretende aplicar após conserto. Por isto saber polir um instrumento é importante.

Mostramos também o nosso ambiente de mecância, onde temos os nossos tornos, fresas, furadeira etc para confeccionar qualquer peça que necessitamos para o conserto. Aqui também estamos confeccionando bocais, capelotes e outras peças para customização de instrumentos.

Neste ambiente temos os nossos tornos de repuxo. Aqui se confecciona as campana. Mostramos algumas que foram feitas pelo Atelier.

O Atelier de Instrumentos de Sopro tem um ambiente privilegiado para trabalhar. Venha nos visitar!

Mostramos para os participantes como é o processo de um instrumento que passa por uma reforma no Atelier!

Apresentamos ferramentas muito expecifcas para cada naipe de instrumentos. Aqui estamos vendo rebarbeadores para instrumentos de madeira, tais como Oboé, Fagott e Clarinete.

Iniciamos a palstra sobre manutenção dos instrumentos.Sempre utilizando instrumentos para mostrar como deve se cuidar adequadamente um instrumento.

Nessa trompa explicamos os cuidados com instrumentos de rotor. Os músicos tinham bastante dúvidas para esses instrumentos.

 

Abrangemos também os instrumentos de madeira!

Houve bastante troca de informações. Esperamos ter esclarecidas muitas dúvidas dos músicos.

Fernando Lopez tocando um Hino da Congregação para encarramento do encontro.

Workshop do módulo Saxofone em fevereiro no Atelier !

Do dia 23.02.2011 até o dia 26.02.2011 fizemos mais um módulo de Saxofone para o Jairo Fernandes de Souza do Paraná. O técnico trouxe seu Sax Alto Weril Master para treinar. Desmontamos o instrumento e iniciamos o treinamento. Também removemos a laqueação deste instrumento e fizemos um bom polimento.  Verifique as fotos do treinamento.

Importante anotar as informações que estão sendo passado. São muitas por isto é importante que o participante anote todo.

Lancamento do CD da Anaí Rosa com participação de Raul de Souza!

O Atelier de Instrumentos de Sopro participou do lançamento do CD da Anaí Rosa – Samba Comigo – com a participação do nosso cliente Raul de Souza. O famoso trombonista veio no mesmo dia buscando o seu trombone Bach 42 que passou por uma reforma geral no nosso Atelier. O músico Raul de Souza ficou muito contento com o serviço e nos convidou a participar do lançamento no mesmo dia a noite, onde iria tocar o Bach 42. Claro que fomos para São Paulo – SESC Pompéia – para assistir. Foi um show maravilhoso. Verifique as fotos !

Anái Rosa junto com Camila Siemons e Stefan Siemons

 

Raul de Souza junto com o pessoal do Atelier !

 

Atelier de Instrumentos de Sopro visita Banda de Joanópolis e realiza palestra de manutenção de Instrumentos!

O Atelier de Instrumentos de Sopro recebeu um convite para visitar a  Banda Municipal de Joanópolis e realizou uma palestra de Manutenção para os músicos.Confira as Fotos!

Fizemos uma palestra sobre a manutanção de instrumentos de sopro. Importante que o músico saiba quais são os cuidados que ele precisa ter para manter o seu instrumento funcionando.

IMG_3126

IMG_3133

IMG_3163

Os múscias estavam muito interesados nas informações.

IMG_3136

Foram feitas muitas perguntas ao respeito de diversos problemas em cada naipe.

IMG_3138

IMG_3139

IMG_3138

IMG_3153

O contato do Luthier com o músico é muito importante.

IMG_3156

IMG_3158

IMG_3160

IMG_3162

IMG_3163

IMG_3165

IMG_3170

IMG_3174

IMG_3177

IMG_3178

Desmonstrando no próprio instrumento facilita para o músico compreender a necessidade em fazer uma manutanção contínua no seu instrumento. Isto inclusivo diminue muito o gasto com o próprio instrumento durante os anos de uso.

IMG_3186

Este trombone tem um furo na vara externa. Assim o músico percebe uma grande dificuladade. Como está tendo vazamento o instrumente perdeu na verdade a sua condição básica de dar um excelente resultado para o músico. Neste caso somente devemos substituir a vara externa antiga para uma nova.

IMG_3198

Clarinete com problema de encaixe. O cuidado com a cortiça é muito importante. Assim que ela  perdeu sua consitência,  ela precisa ser substituida.

IMG_3201

IMG_3213

IMG_3207

Representantes da Secretaria de Cultura agradeceram ao Luthier Stefan Siemons pela visita e pelas informações que foram passados aos músicos.  A secretaria está interesado em uma parceria de longo prazo com o Atelier de Instrumentos de Sopro.

A Equipe do Atelier de Instrumentos de Sopro, participa do lançamento das novas Flautas Transversais da Pearl!

Nessa última quinta-feira (15/07) a equipe do Atelier de Instrumentos de Sopro, participou do lançamento das novas flautas transversais da Pearl    (Japão)    , o evento aconteceu na Oficina Ébano, Teodoro Sampaio.Confira as fotos!

Nessa última quinta-feira (15/07) a equipe do Atelier de Instrumentos de Sopro, participou do lançamento das novas flautas transversais da Pearl    (Japão)    , o evento aconteceu na Oficina Ébano, Teodoro Sampaio.Confira as fotos!

100_7005

100_7002

100_6985

100_7004

Master Classes com Emil Hoderer trombone e Jorn Christian Schulze da NDR Radiophilharmonie Hannover

Mais uma vez o Atelier de Instrumentos de Sopro participa de um grande evento desta vez participamos da Master Classes de trombone com Emil Hoderer e trompete com Jorn Christian Schulze  no Baccarelli com parceria do Mozarteum Brasileiro.Confira as fotos!

Emil Hoderer – Trombone

100_6959

100_6955

100_6952

100_6945

100_6944

100_6914

100_6911

100_6910

100_6909

100_6908

100_6963

100_6959

100_6966

100_6965

Jorn Christian Schulze – Trompete

100_6943

100_6916

100_6917

100_6918

100_6923

220620104140-compactado

220620104135-compactado

220620104124-compactado

220620104119-compactado

220620104115-compactado

220620104105-compactado

220620104095-compactado

220620104143-compactado

220620104141-compactado

2ª Conferência de Tubistas e Euphonistas no Rio Grande do Sul

O Atelier de Instrumentos de Sopro participou da 2ª conferência de tubistas e euphonistas no Rio Grande de Sul em São Leopoldo. Foi mais um encontro com músicos excelentes e houve como sempre troca de informações e apresentações de altíssimo nível, workshops e masterclasses….O Luthier Stefan Siemons deu uma palestra sobre construção de instrumentos de Sopro. Verifique as fotos.

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 001

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 002

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 003

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 005

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 008

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 011

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 012

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 013

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 015

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 016

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 018

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 023

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 031

Wellington assistindo o concerto.

Wellington assistindo o concerto.

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 032

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 037

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 039

Trompista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Trompista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 046

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 047

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 074

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 078

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 080

13.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul I 082

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 004

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 006

F-Tuba B & S

F-Tuba B & S

O Patrício tocando o Barítono do Luthier Stefan Siemons.

O Patrício tocando o Barítono do Luthier Stefan Siemons.

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 030

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 032

Até os trompetistas vieram para testar a Linha Challenger da B&S.

Até os trompetistas vieram para testar a Linha Challenger da B&S.

Fernando tocando o Baritono do Luthier Stefan Siemons.

Fernando tocando o Baritono do Luthier Stefan Siemons.

O Luthier Stefan Siemons dando uma palestre sobre confecção de instrumentos de sopro.

O Luthier Stefan Siemons dando uma palestra sobre confecção de instrumentos de sopro.

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 041

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 042

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 046

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 053

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 059

Um encontro maravilhoso...Obrigado Rio Grande de Sul !

Um encontro maravilhoso...Obrigado Rio Grande do Sul !

16.06.2010 Encontro Tubistas Rio Grande do Sul II 067

Com essa imagem do sol nascer voltamos para São Paulo.

Com essa imagem do nascer do sol voltamos para São Paulo.