Veio participar no treinamento no módulo Saxofone o Josinei do Praia Grande. Ele já tem uma loja e também oferece serviço em manutenção de instrumentos. Para aprimorar os seus conhecimentos ele participou do workhop. Verifique as fotos !
Veio participar no treinamento no módulo Saxofone o Josinei do Praia Grande. Ele já tem uma loja e também oferece serviço em manutenção de instrumentos. Para aprimorar os seus conhecimentos ele participou do workhop. Verifique as fotos !
Mais um workshop aconteceu nos dias 07.06.2012 á 10.06.2012 aqui no Atelier. O músico trompista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo veio pela segunda vez a fazer mais um treinamento conosco. Desta vez fizemos o treinamento na parte do trombone de vara e de piston. Confere alguns imagens.
Aconteceu no sábado dia 02 de junho de 2012 um encontro com músicos da CCB aqui no Atelier. Convidamos músicos da maior orquestra do Brasil para participar de uma palestre do Mestre Stefan Siemons sobre a manutenção de instrumentos de sopro de metal e madeira. Foi um encontro maravilhoso com muitas trocas de informações. Acompanha alguns fotos do encontro.
Aconteceu o treinamento do músico Ricardo Ferreira Lepre, do Espírito Santo aqui no Atelier. O trompista da Orquestra Filarmônica de Vitória estar começando sua trajetória como um novo técnico nos instrumentos de sopro. Confere as fotos do workshop.
Alinhamento do pistons. Um trabalho que precisa ser feito 100 %. Pequenas alterações podem causar problemas gravíssimos na afinação do instrumento.
Somente um rotor bem ajustado vai funcionar perfeitamente. Qualquer tolerância precisa ser removida.
Recebemos o músico Mauro Vaz Nogeira de Jundiaí. Ele atua como músico já muitos anos na região de Juniaí, estudou em Presidente Prudente e pretente ingressar na área de manutenção de instrumentos de madeira, especialmente de saxofone e clarinte. Foram 4 dias de treinamento intensivo. Ele trouxe o seu sax-soprano Julius Keilwerth ST 90. Este instrumento foi completamente reformado no treinamento. Verifique as fotos!
Como o nosso treinamento é muito prático, e técnico rapidamente começa a reconhecer as chaves do instrumento.
Nesso ocasião o músico tem a oportunidade de conhecer melhor o latão, sua espessura, sua resistência etc.
Somente batendo no latão e técnico desenvolve um certa sensibilidade para esses serviços tão delicados.
Um eixo travado e empenado. Antes da montagem o técnico preciso solucionar isto. O mecanismo precisa funcionar perfeitamente.
Finalmente ele pude tocar o seu saxofone após reforma geral. Colocamos sapatilhas Pisoni da Italia. O instrumento ficou muito bom.
Aconteceu a exposição de trompas do fabricante alemão Dieter Otto no Brasil!
Em setembro de 2011 recebemos o fabricante alemão de trompas Dieter Otto aqui no Brasil. Dos dias 21 e 22 expomos na EMESP no centro de São Paulo e nos dias 23 e 24 expomos aqui no Atelier de Instrumentos de Sopro em Itapecerica da Serra. Convidamos trompistas do Brasil todo para participar deste evento. Foram quatro dias onde os músicos tinham a oportunidade em conhecer o Martin Ecker (Proprietário da empresa Dieter Otto) como também conhecer os 4 modelos ( 201, 166, 180K, 185)que ele trouxe para o Brasil. Hoje podemos dizer que as trompas de Dieter Otto estão em todas as orquestras do mundo. Martin Ecker, luthier mestrado assumiu a empresa quando o Dieter Otto se aposentou. Ele já inovou muitas coisas nas trompas. O modelo 201 é completamente novo. Ele viaga pelo mundo todo para visitar os músicos e participar de eventos. Vendemos duas trompas e vamos continuar representando este fabricante aqui no Brasil. Os instrumentos vão continuar aqui conosco e os músicos interessados podem agendar a sua visitar para tocar esses instrumentos de altíssima qualidade. Venha se informa conosco sobre as trompas aqui no Atelier. Seria um prazer em receber os trompistas do Brasil aqui conosco.
Benjamin Becker (Dieter Otto), Stefan Siemons (Atelier de Instrumentos de Sopro) e Martin Ecker (Dieter Otto)Os musicos gostaram muito as trompas de Dieter Otto!
Samual Araújo (Atelier de Instrumentos de Sopro) e trompista a CCB testanto a Trompa 166 de Dieter Otto!
Como Luthier gosto quando o músico experimente um instrumento e faça uma avaliação netro. Muitas vezes as pessoas acreditam mais em que os outros falam ou preferem um certa marca sem conhecer outras ou sem saber porque essa marca é tão boa!
Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes veio visitar no sábado o Atelier de Instrumentos de Sopro !
No sábado recebemos também o Técnico Argentino Marcelo Ludueña de Buenos Aires. Ele participou da exposição e também colocou mão na massa e consertou uma Tuba!
Em pé da esquerda para direita: Marcelo Ludueña (Técnico da Argentina), Samual Araújo (Técnico do Atelier), Stefan Siemons (Luthier), Martin Ecker (Luthier), Rodrigo Massayuki (RegenteOrquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes), na frente Patricio Andes Cosentino (Tubista da Orquestra Sinfôncia de Buenos Aires)
Temos os modelos 201, 166 e 180 k aqui no Atelier. Agende sua visita ou combine conosco a nossa ida no ensaio da sua orquestra. Contato@luthiersiemons.com.br ou telefone: 011 4666-3970
Desta vez veio o Antonio Valdeir Pereira de Fortaleza. No ano passado ele já fez o workshop do módulo de Saxofone conosco. Este ano ele estar fazendo o módulo de: Clarinete, Flauta-Transversal, Trompete, Trompa e Trombone. Temos certeza que teremos um novo técnico em manutenção de instrumentos de sopro em Fortaleza. Acompanhe alguns fotos do treinamento.
O maçerico faz parte do nosso dia a dia. Não é somente para fazer soldas, mas também para remover voltas travadas.
O paquímetro é uma ferramenta de medição muito importante para o técnico. Aqui algumas instruções pelo nosso torneiro mecânico Samuel.
Após desmontagem do instrumento vem a limpeza. Muito importante saber lavar um instrumento adequadamente.
Importante são os suportes que garantem que o instrumento estar seguro durtante o polimento. Isto facilita muito a vida do técnico.
No sábado, dia 14 de maio, aconteceu um encontro com músicos e encarregados da Congregação Cristã do Brasil aqui no Atelier de Instrumentos de Sopro. Recebemos com muito prazer os participantes para promover um momento de encontro entre Luthier e Músico. Administramos uma palestre sobre manutenção de instrumentos de sopro, metais e de madeira. Propomos um momento de discussão sobre o assunto. Também oferecemos um belo coffee-break e sorteamos um Kit de limpeza para Tuba no valor de R$ 85,00 para um dos participantes. O músico Rogério ganhou o Kit e ficou muito satisfeito. Todos os participantes elogiavam a iniciativa do Atelier. Esperamos podermos propor mais encontros deste tipo. Se você faz parte de uma Orquestra, Banda, ou uma escola de música, ou uma ONG etc, e queira fazer um evento deste tipo, entre em contato conosco. Sempre é muito valido passar informações sobre a manutenção de instrumentos. Verifique as fotos do encontro!
Recebemos os participantes no nosso Show-Room. Começamos o encontro em mostrar o nosso espaço para os participantes.
Mostramos o ambiente onde polimos os instrumentos. Este trabalho é fundamental para qualquer acabamento que se pretende aplicar após conserto. Por isto saber polir um instrumento é importante.
Mostramos também o nosso ambiente de mecância, onde temos os nossos tornos, fresas, furadeira etc para confeccionar qualquer peça que necessitamos para o conserto. Aqui também estamos confeccionando bocais, capelotes e outras peças para customização de instrumentos.
Neste ambiente temos os nossos tornos de repuxo. Aqui se confecciona as campana. Mostramos algumas que foram feitas pelo Atelier.
Mostramos para os participantes como é o processo de um instrumento que passa por uma reforma no Atelier!
Apresentamos ferramentas muito expecifcas para cada naipe de instrumentos. Aqui estamos vendo rebarbeadores para instrumentos de madeira, tais como Oboé, Fagott e Clarinete.
Iniciamos a palstra sobre manutenção dos instrumentos.Sempre utilizando instrumentos para mostrar como deve se cuidar adequadamente um instrumento.
Nessa trompa explicamos os cuidados com instrumentos de rotor. Os músicos tinham bastante dúvidas para esses instrumentos.